14 de março 2018

Sala Miguel Torga

Apresentação do 'Manual de Urgências em Gastrenterologia", do Prof. Doutor Pedro Narra de Figueiredo

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos acolhe sessão de apresentação do "Manual de Urgências em Gastrenterologia", do Prof. Doutor Pedro Narra de Figueiredo, no dia 14 de março, pelas 21h00.

A apresentação do manual ficará a cargo do Professor Catedrático da faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Prof. Doutor Diniz de Freitas.

A sessão, presidida pelo presidente da SRCOM, Carlos Cortes, contará com a participação do Prof. Doutor Luis Tomé, Presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia.

 

Pode ler-se no preâmbulo do livro (disponível a partir de 5 de março): 

"Esta publicação surge da necessidade de comunicar, de uma forma simples e expedita, conceitos fundamentais a quem lida com situações de urgência no âmbito da patologia digestiva. Poder-se-ia pensar que a componente endoscópica seria a mais relevante neste contexto, mas a variedade de entidades nosológicas com que os médicos são diariamente confrontados no processamento diagnóstico e terapêutico destes doentes não se compadece com essa limitação. Não se pretende, desta forma, transmitir a ideia de secundarização da endoscopia digestiva, mas sim de que a técnica endoscópica deve ser enquadrada num contexto do doente e não constituir um objetivo em si mesma.
O nosso agradecimento à Lidel, imprescindível para a concretização deste projeto.
A todos os Colegas que contribuíram para que esta publicação acontecesse, muitos deles jovens especialistas, o nosso reconhecimento.".
Finalmente, aos leitores, a esperança de que estes textos possam contribuir para melhorar os seus conhecimentos e, dessa forma, facilitar a abordagem clínica dos doentes com patologia digestiva."

 

 

#Sinopse do livro, segundo a LIDEL:

Manual de Urgências em Gastrenterologia é uma obra que se encontra incluída na coleção Manual LIDEL e, na tradição dos restantes livros da mesma coleção, foi construído com base na vivência dos médicos que tratam diariamente os doentes, neste caso com patologia digestiva, em contexto de urgência. Organizando os temas de forma muito prática, engloba as patologias do tubo digestivo, do fígado e do pâncreas que podem surgir. Os últimos quatro capítulos, versando as perturbações do equilíbrio ácido-base e hidroeletrolítico, e a insuficiência respiratória e a insuficiência renal aguda, constituem auxiliares ao diagnóstico e ao tratamento destes doentes dado que, frequentemente, complicam ou coexistem com a patologia digestiva de base.

Esta obra, escrita por especialistas na área, dirige-se a todos os profissionais que se confrontam com frequência com as situações clínicas nela abordadas. Assim, destina-se não só a gastrenterologistas, mas ainda a internistas, a cirurgiões e a médicos de Medicina Geral e Familiar, que aqui poderão recolher informações importantes para a sua prática clínica diária. Os internos e os alunos de Medicina são, naturalmente, igualmente destinatários desta publicação.

 

#O autor:

Pedro Narra de Figueiredo - Especialista em Gastrenterologia desde 1995; Especialista em Hepatologia pela Ordem dos Médicos desde 2005; Doutorado em Gastrenterologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra desde 2006; Presidente da Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (2013-2015); Presidente do Colégio de Gastrenterologia da Ordem dos Médicos (2015-2017); Professor Associado com Agregação da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra; Assistente Hospitalar Graduado no Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.