22 de setembro 2017

Conferência

Conferência: "Risco Familiar de Cancro"

O Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro vai promover uma conferência sobre “Risco Familiar de cancro”.

Dirigido a todos os profissionais e estudantes da área da saúde e demais interessados neste tema, a iniciativa pretende alertar para “a realidade da hereditariedade e risco de cancro familiar”. Ainda que “todos os casos de cancro” resultem “de alterações genéticas somáticas que ocorrem nas células de um dado órgão”, é muitas vezes “possível identificar uma história pessoal ou familiar de cancro que resulta da existência de mutações germinais, que serão portanto transmitidas de geração em geração”. “A identificação destas alterações genéticas permite distinguir numa família, quem tem risco alto de cancro e quem não tem. Os primeiros devem ser incluídos em programas de vigilância específicos, uma vez que estes têm benefícios clínicos demonstrados. Torna-se assim necessário consciencializar os profissionais de saúde bem como a população em geral para esta área”, pode ler-se na página da iniciativa.

O evento, que vai contar com a participação de especialistas de renome nacional e internacional, pretende ser “também um espaço privilegiado de discussão e de networking”.

Os interessados poderão ainda submeter resumos, que após um processo de seleção, poderão ser apresentados no decorrer da conferência.

A conferência “Risco Familiar de cancro” decorre a 22 de Setembro de 2017, na Fundação Calouste Gulbenkian​.

Para mais informações visite a página da Liga Portuguesa Contra o Cancro