05 de maio 2017

Rastreio

Beira Interior: Estudantes de Medicina fazem rastreios gratuitos 'porta a porta' nas freguesias mais distantes

O MedUBI - Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior promove nos dias 5, 6 e 7 de Maio, em Alpedrinha, o MedAlive- Rastreios à Beira, uma atividade realizada a pensar na população que vive nas freguesias mais distantes da Beira Interior.

Durante os três dias realizar-se-ão rastreios cardiovasculares e desenvolver-se-ão dinâmicas com crianças que visem a promoção da saúde a vários níveis (higiene oral, práticas de boa alimentação, entre outros).

A atividade "porta a porta", na qual os estudantes andarão de casa em casa fomentando a educação para a saúde, será uma das novidades desta edição. Para os mais idosos, temas tão importantes como a estimulação da memória e ainda a importância de beber água serão falados, entre tantos outros. Na presença de farmacêuticos e estudantes de Ciências Farmacêuticas da UBI, abordar-se-ão os antibióticos e a maneira mais correta de os tomar e os cuidados que temos de ter quando tomamos muitos medicamentos.

Num ambiente de boa disposição, os alunos de Medicina vão pôr em prática todos os seus ensinamentos em prol de uma população mais saudável. Nunca foi tão imperioso apostar numa Medicina Preventiva como nos dias que correm, nos quais as doenças crónicas tornam-se num problema de saúde pública, assumindo o papel de uma epidemia cujo ritmo das proporções que assume é incontrolável. Para os estudantes assume uma nova forma de aprendizagem, que os motiva, que lhes permitem ser os médicos com que sempre sonharam, começando por pequenos atos, em vista os grandes, aqueles que vão mudar o mundo, nem que seja o deles e de quem os rodeia. Os estudantes de Medicina da UBI anseiam por esta aventura. Criar saúde nos corações de quem os acolhe.

 

Créditos foto / MedUBI

A fotografia que acompanha esta notícia foi captada em setembro de 2016, em Verdelhos.