20 de outubro 2017

Prémio

Prémio João Lobo Antunes

 

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa lança o Prémio João Lobo Antunes, em reconhecimento da excelência e do humanismo do médico, neurocirurgião e cientista, considerado uma das figuras mais marcantes da saúde, da ciência e da investigação biomédica em Portugal. As candidaturas decorrem até 20 de outubro 2017.

Este Prémio, no valor de quarenta mil euros, a ser atribuído anualmente, destina-se a licenciados em medicina em regime de internato médico e visa estimular a cultura científica e a investigação clínica na área das neurociências, sem esquecer o princípio de João Lobo Antunes relativo à humanização do ato médico - "os seus pacientes e as suas histórias".



"Não sei o que nos espera, mas sei o que me preocupa: é que a medicina, empolgada pela ciência, seduzida pela tecnologia e atordoada pela burocracia, apague a sua face humana e ignore a individualidade única de cada pessoa que sofre, pois embora se inventem cada vez mais modos de tratar, não se descobriu ainda a forma de aliviar o sofrimento sem empatia ou compaixão."

João Lobo Antunes, in "Ouvir com Outros Olhos", Gradiva, 2015

 

A atribuição deste prémio acontece na sequência de a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa ter criado em 2013, e pela primeira vez na sua história, dois prémios para incentivar a investigação na área das neurociências, sob o lema "Investigação por Boas Causas". No valor de 200 mil euros cada, estas distinções incentivam a que sejam feitos avanços no tratamento de doenças neurodegenerativas, associadas ao envelhecimento (Prémio Mantero Belard), assim como na recuperação e no tratamento de lesões vertebromedulares (Prémio Melo e Castro).

Desde então, o investimento da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa no âmbito da Investigação & Desenvolvimento tem sido reforçado, através do desenvolvimento de outros programas e projetos, nos quais se incluem o Programa de Apoio a Projetos de Investigação Científica em Esclerose Lateral Amiotrófica e o Programa de Apoio à Investigação Científica.

Para obter mais informações, clique aqui.