08 de fevereiro 2017

Informação

Academia das Ciências de Lisboa acolheu cerimónia de tomada de posse do Bastonário da Ordem dos Médicos

O Salão Nobre da Academia das Ciências de Lisboa acolheu a cerimónia de tomada de posse do Bastonário da Ordem dos Médicos, José Miguel Guimarães, sessão presidida por Sua Excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

"Não posso esconder a emoção, a honra e o privilégio que sinto ao assumir a liderança da Ordem dos Médicos. É um dia especial na minha vida e quero partilhá-lo com todos vós e todos os que contribuíram decisivamente para a minha eleição. Naturalmente que, a esta dimensão pessoal, acresce um enorme sentido de responsabilidade resultante de uma expressiva vontade manifestada pelos médicos portugueses. Estou ciente que o trabalho que tenho pela frente é árduo e de uma enorme exigência", assumiu perante a plateia que lotou aquela vetusta sala.

"Prometi ser o bastonário de todos os médicos e tenciono cumprir o compromisso que agora, humildemente, renovo na vossa presença. Exercerei esta liderança com espírito de diálogo, de cooperação e de compromisso absoluto com todos os órgãos sociais eleitos e com todos os médicos portugueses. Mas também com todos os parceiros sociais. Pronto para servir, tudo farei para afirmar a Medicina em que acreditamos, para fazer respeitar e valorizar os doentes e os médicos", concluiu.  

Miguel Guimarães é o Bastonário da Ordem dos Médicos para o triénio 2017-2019 e sucede no cargo a José Manuel Silva.