20 de julho 2017

Informação

Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos visita Hospital Distrital da Figueira da Foz

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) visitou, no passado dia 20 de junho, o Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF). A SRCOM, representada por Carlos Cortes, Presidente da SRCOM, e Joaquim Viana, médico anestesista e coordenador do Gabinete de Ética e Deontologia da SRCOM, e Vasco Nogueira, coordenador do Gabinete de Apoio ao Médico. 
 
A visita, motivada pela falta de recursos humanos, nomeadamente, na área da Anestesiologia na região centro, iniciou-se com uma reunião com entre os elementos da SRCOM e Maria da Conceição Jacinto Martins, Diretora do Serviço de Anestesiologia do HDFF e Fernando Domingos, anestesista do HDFF. 
 
Ainda que o serviço contabilize oito anestesistas, o serviço revela carência de recursos humanos, sendo que a maioria dos médicos do serviço está próximo da idade da reforma. Dos oito que integram o serviço apenas dois têm idades abaixo dos 60 anos. Além disso, falta de recursos humanos implica uma sobrecarga dos profissionais que integram o serviço (existem oito médicos para cobrir dez salas). 
 
Os representantes da SRCOM tiveram ainda oportunidade de visitar as instalações do Hospital da Figueira da Foz, que será em breve alvo de uma intervenção na qual será construído um novo bloco.