18 de novembro 2017

Informação

Coimbra | Estão abertas as inscrições para o XX Congresso Nacional de Medicina | XI Congresso Nacional do Médico Interno | 18 e 19 de Novembro |

"A Relação Médico-Doente: Património do ser Humano" é o tema do XX Congresso Nacional de Medicina | XI Congresso Nacional do Médico Interno que decorrerá, em Coimbra, nos dias 18 e 19 de Novembro, no auditório da Fundação Bissaya Barreto (Centro de Eventos Bissaya Barreto, Campus do Conhecimento e da Cidadania, Alameda da Feira, Quinta dos Plátanos, Bencanta, Apartado 7049, 3046-901 Coimbra).

O tema central é "A Relação Médico-Doente: Património do ser Humano". Trata-se da matriz de toda a prática clínica, na medida em que se assume como a condição básica para a prestação de cuidados de saúde de qualidade, desde o diagnóstico ao tratamento. Dada a sua importância, foi feita candidatura a património Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.

Em debate, além da "Candidatura a Património Imaterial da Humanidade da Relação Médico-Doente - o percurso", vão estar temas como: a "Comunicação médico-doente", "A Relação médico-doente na essência da Medicina" ou o"Direito à verdade e privilégio terapêutico", entre outros. Além das habituais conferências estão ainda agendados cursos de formação sobre "Comunicação Clínica na prática médica", "Entrevista motivacional e mudança de comportamentos relevantes para a saúde" e "Comunicação de más notícias".

As inscrições para o congresso já estão abertas e devem ser formalizadas no site do evento.

Há ainda oportunidade para submissão de Comunicações Científicas, que deverão ser apresentadas até dia 5 de novembro.