27 de novembro 2017

Informação

Juramento de Hipócrates | As fotos de um dia memorável

"Caros colegas: hoje termina uma importante etapa das vossas vidas. Até aqui, dedicaram anos de amor à causa que é ser médico. Fizeram-no de forma aguerrida e com sacrifício, pois os tempos e as circunstâncias são cada vez mais exigentes. Os amigos e a vossas famílias sentem uma enorme alegria, partilharam convosco as dúvidas, as lutas, as inesgotáveis horas de sacrifício. O dia de hoje representa, também, o orgulho que sentem por vós". Foi assim que teve início a cerimónia do Juramento de Hipócrates 2017, pela voz da vogal da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), Inês Mesquita, que conduziu a cerimónia na tarde de 19 de novembro de 2017.

Em Coimbra, 358 jovens médicos (300 inscritos na SRCOM) prestaram pela primeira vez em Portugal o Juramento de Hipócrates segundo a versão atualizada pela Associação Médica Mundial (em outubro, na cidade de Chicago, Estados Unidos América).

A cerimónia plena de significado foi idealizada e concretizada pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos no sentido de melhor acolher os jurandos, familiares e seus amigos. Foi com o brilhantismo do Coro da Secção Regional do Centro, sob a matuta do maestro Virgílio Caseiro, que se iniciou mais uma tarde memorável. Após as intervenções do anfitrião, Carlos Cortes, presidente da SRCOM, e do Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, foi a vez da antiga ministra da Saúde, Maria de Belém Roseira proferir a Oração de Sapiência. Dirigindo-se aos jovens médicos, a ex-presidente da Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde, lembrou tratar-se de "uma vinculação para a vida".

De seguida e após a entrega das cédulas profissionais por ordem alfabética - tarefa para a qual Inês Mesquita contou com a ajuda de Inês Madanelo, da equipa coordenadora para a região Centro do Conselho Nacional do Médico Interno - procedeu-se à leitura do Juramento, com o Bastonário da Ordem dos Médicos no púlpito a acompanhar este momento solene.

O novo Juramento de Hipócrates foi lido, pela primeira vez em Portugal, no Grande Auditório do Convento São Francisco, em Coimbra.

Captada a fotografia de grupo, coube ao grupo de Coimbra 'Pensão Flor' encerrar este dia de festa. Dia marcante. Parabéns a todos!