26 de outubro 2018

Informação

Ordem dos Médicos assinou acordo de cooperação com União Europeia dos Médicos Especialistas

"Não queremos apenas ter bons médicos, queremos ter os melhores médicos da Europa", declarou o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, no âmbito da assinatura de um acordo de cooperação entre a Ordem dos Médicos e a União Europeia dos Médicos Especialistas (UEMS), ao abrigo do qual a instituição portuguesa passará a intervir como entidade de acreditação de eventos em Portugal num sistema integrado do Conselho Europeu de Acreditação para Educação Médica Contínua (EACCME).
Miguel Guimarães asseverou, aliás, que "este é um momento histórico em que a Ordem dos Médicos tem, mais do que nunca, um papel ativo e preponderante na defesa de uma formação médica contínua de elevada qualidade".
"Esta será uma forma de continuar a potenciar a elevação da qualidade da formação médica contínua, pois os eventos terão que cumprir requisitos definidos em conjunto pela Ordem dos Médicos e a UEMS que serão aplicados no âmbito de um processo credível e transparente", o que representa a médio prazo, "uma forma de contribuir também para a segurança dos doentes", concluiu o bastonário.
O bastonário agradeceu, pois, ao Departamento Internacional da Ordem dos Médicos, João de Deus e João Grenho, pelo empenho e dedicação que colocaram para concretização deste acordo de cooperação que visa a acreditação e certificação de eventos.

 

#UEMS


Recorde-se que a UEMS é a mais antiga organização médica europeia, com 60 anos de existência, congregando 40 países, representando assim mais de 1,6 milhões de médicos especialistas. Tem também fortes ligações e estreitas relações com as instituições europeias (Comissão e Parlamento) outras organizações europeias médicas independentes e sociedades científicas. Em janeiro de 2000, estabeleceu o EACCME com o objetivo de incentivar altos padrões no desenvolvimento, fornecimento e harmonização da educação médica contínua e desenvolvimento profissional contínuo.

 

Legenda: Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, e o Secretário-Geral da União Europeia dos Médicos Especialistas, Vassilios Papalois, rubricam acordo de cooperação, no 21º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos (Auditório Universidade Nova, Lisboa). @Foto SRCOM / Paula Carmo